Missão da Organização
Missão: Reverter o cenário degradante dos oceanos do planeta, deixando um legado de mobilização para recuperação de nossos mares.
Valores: Testemunhar e registrar, in loco, o que está acontecendo nos oceanos; navegar em busca de soluções inovadoras; conscientizar e a engajar as pessoas ao redor do mundo para a necessidade de ações urgentes, e mobilizar cientistas, ambientalistas, ONGs, educadores, sociedade civil, empreendedores, executivos da iniciativa privada e gestores públicos com propostas para reverter o cenário de destruição dos mares.
Sobre a Organização
Voice of the Oceanos ou, em português, Voz dos Oceanos é uma iniciativa do Brasil para o mundo, criada e liderada pela Família Schurmann – primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro e a repetir a façanha, até o momento, por mais duas vezes. Em mais de três décadas de aventuras, os velejadores vêm testemunhando os danos causados aos mares do mundo e, ao concluírem, em 2016, sua Expedição Oriente, definiram que sua próxima missão seria a Voz dos Oceanos, que se inicia – de fato – em agosto de 2021, após estruturação e minucioso planejamento. Defensora da campanha MaresLimpos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a Família Schurmann conta com apoio mundial do próprio PNUMA e parceiros internacionais como a Plastic Soup Foundation para essa nova expedição, que terá dois anos de duração, focada na invasão de plástico, micro e nano-plástico nos oceanos
Por que trabalhar com a gente?
Entre as principais iniciativas do movimento Voz dos Oceanos está uma expedição liderada pela Família Schurmann, que terá duração de 24 meses, apoiada pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), durante a qual os velejadores irão registrar tudo o que virem nos oceanos e nas partes remotas do planeta.
O objetivo é documentar, especificamente, a poluição plástica. A iniciativa visa também identificar possíveis soluções para a poluição marinha, mobilizar governos, setor privado e indivíduos para limpar os oceanos e inspirar inovações para libertar os mares dos plásticos.
A expedição será também uma plataforma para que cientistas, pesquisadores e ONGs possam embarcar com a Família Schurmann e assim realizarem pesquisas "in loco" nos mares e ilhas do mundo.