Sobre a Organização
A comunidade Unisinos tem justos motivos para se orgulhar da travessia que vem fazendo. Ao contrário de nos acomodar, esse sentimento nos motiva a novo ardor na realização da Missão em nossas ações, mediante a excelência acadêmica e a inovação tecnocientífica. Acredito que o mundo intelectual não evolui solitário em seu espaço simbólico, mas forma sistema e interage com as esferas da organização social, das estruturas de poder, das condutas, das crenças. Assim sendo, excelência e inovação também permeiam a gestão universitária, o relacionamento com parceiros do setor público e do setor empresarial, bem como a responsabilidade social para com a comunidade que nos rodeia.
Nesta última década e meia, a Unisinos vem passando por complexo processo de mudanças. Os modelos mentais que presidiram a vida em comum na Unisinos confrontam-se diariamente com ideias germinais que anunciam novos valores e novos padrões culturais. Continuidade e rupturas caracterizam o processo de mudanças vivido por todos no campus. Fidelidade criativa à nossa tradição e ousadia que discerne e acolhe a inovação: eis o desafio maior que se apresenta a todos nós.
A construção coletiva do projeto universitário reforça ainda mais nossa identidade: nós somos Unisinos, uma universidade jesuíta. Para mim, a enunciação "Unisinos - universidade jesuíta" é exercício de responsabilidade que delega autoridade, une os membros mediante o amor, escuta as várias partes, consulta, discerne, planeja e decide com a participação da comunidade universitária as estratégias que constroem o futuro que se quer para a Unisinos.
Bem-vindos ao futuro que já começou!
*discurso de posse do reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino